Saúde: Secretaria comemora Dia da Voz com palestras e distribuição de folders

Eventos serão realizados nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de abril

qui, 13/04/2006 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de abril, palestras abertas à população sobre cuidados com a voz, eventos em comemoração ao Dia da Voz, comemorado em 16 de abril. As orientações acontecerão no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e no Hospital Infantil Darcy Vargas, que terá também distribuição de folders explicativos.

          No Darcy o evento será já na segunda-feira, 17, a partir das 11h. No Hospital do Servidor será na terça, 18, às 13h. O objetivo da Secretaria é alertar e orientar a população, especialmente pacientes, acompanhantes e funcionários, sobre como cuidar da voz e quais os cuidados que se deve ter para manter uma voz saudável.

         “Cerca de 33% dos pacientes avaliados pelo Serviço de Fonoaudiologia do Darcy apresentam distúrbio da voz”, afirma a fonoaudióloga, Ana Maria Greco, do Hospital Darcy Vargas.

         Algumas dicas que serão apresentadas: evite gritar, falar alto por muito tempo; pigarrear etossir com força; não consuma bebidas geladas quando houver uso intensivo da voz; corte cigarro e bebida alcoólica, assim como café, chocolate e alimentos condimentados.        

         O Hospital Infantil Darcy Vargas fica na rua Doutor Seraphico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi. O Hospital do Servidor Público Estadual fica na rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino.