Saúde: Secretaria capacita profissionais da região de Taubaté para atendimento contra câncer

Primeira fase do treinamento de 270 médicos, enfermeiros e auxiliares termina nesta quinta-feira, 3 de agosto

qui, 03/08/2006 - 8h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Direção Regional de Saúde (DIR) de Taubaté, realiza nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3 de agosto, um curso de capacitação para profissionais de saúde de toda a região de Taubaté. O objetivo é capacitá-los para atendimento contra câncer, especialmente de mama e útero.

Com profissionais da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), órgão da Secretaria referência para câncer em todo o Brasil, o treinamento atinge 270 médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da região de Taubaté. O mesmo programa será estendido para outras regiões do Estado. Todos as 27 cidades da região de Taubaté têm representantes.

Depois de terminada a primeira fase do treinamento, em Taubaté, os profissionais, em grupos de 20 pessoas, irão à cidade de São Paulo para verificar o atendimento nos hospitais e ambulatórios de especialidades estaduais. Na primeira fase as aulas são teóricas sobre câncer de mama e útero. Na segunda, na capital, o treinamento será prático, prestando atendimento e colhendo material orgânico das pacientes para realização de exames.

Depois de capacitados, os profissionais da região atenderão com mais qualidade toda a população da região. Os 270 profissionais em treinamento atuam em unidades de saúde das cidades da DIR.

“O treinamento é fundamental para a reciclagem dos profissionais. Eles estarão qualificados a oferecer o que há de mais moderno em tratamento e prevenção de câncer e serão multiplicadores de informações em seus locais de atuação”, disse a diretora regional de Saúde de Taubaté, Sandra Tutihashi.

O treinamento em Taubaté acontece nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 17h, no Hotel Nacional Inn – avenida Emílio Winther, 1390.

Secretaria do Estado da Saúde

J.C.