Saúde: Secretaria amplia em 50% atendimento na farmácia de distribuição de “remédios caros”

Informatização do sistema propicia atendimento a 3.000 pessoas por mês

qui, 04/05/2006 - 14h23 | Do Portal do Governo

A Farmácia de Medicamentos Excepcionais da Secretaria de Estado da Saúde em Araraquara ampliou o atendimento em 50%. É o que aponta balanço da pasta, comparando os meses de março e abril.

Em março a unidade foi totalmente informatizada pela Secretaria. Neste mês atendeu cerca de 2.000 pessoas. Já em abril, com o sistema em pleno andamento, foram atendidas 3.000 pessoas, 50% mais.

A Secretaria de Estado da Saúde investiu cerca de R$ 100 mil para a informatização da unidade. O sistema foi inicialmente utilizado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior hospital da América Latina. Com os resultados positivos a Secretaria o implantou pelo interior, em cidades como São José do Rio Preto e Sorocaba. Em março chegou a Sorocaba.

Do total de atendimentos realizados em Araraquara cerca de 800 são de moradores de Araraquara_ o restante dos medicamentos é enviado via malote para os pacientes das outras 24 cidades da região (as prefeituras recebem da DIR e repassa a seus moradores).

Além de aumentar o número de atendimentos, a informatização permite que as pessoas preencham os cadastros e retirem os remédios em um único dia. A modernização também acabou com as filas de espera na unidade. Antes estimada em horas, a espera hoje fica em cerca de 20 minutos, em média. A Secretaria quer chegar em 15 minutos com a melhoria do sistema.

“Agora mais pessoas são atendidas, em um tempo menor. Mas estamos trabalhando para reduzir ainda mais a permanência dos pacientes na farmácia”, afirma a diretora regional de saúde, Maria Teresa Luz Eid da Silva.