Saúde: Secretaria amplia em 30% quimioterapia na Baixada Santista

Secretaria da Saúde lança hoje, 16 de março, tratamento no Hospital Guilherme Álvaro

qui, 16/03/2006 - 11h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde amplia a partir de hoje, quinta-feira, 16 de março, a oferta de quimioterapia para toda a Baixada Santista. O hospital estadual Guilherme Álvaro inicia a aplicação do tratamento, o que possibilitará atendimento a até 120 pacientes por mês, ampliando em 30% o serviço na região.

Anualmente a Secretaria arcará com R$ 960 mil, garantindo a medicação aos portadores de câncer. Inicialmente as sessões de aplicação endovenosa serão realizadas duas vezes por semana, no ambulatório de oncologia do hospital. Hoje o Guilherme Álvaro já distribui medicamentos de uso oral para câncer, beneficiando mensalmente cerca de 200 pessoas.

Antes do novo serviço, as pessoas que necessitavam de quimioterapia na Baixada Santista eram encaminhadas à Santa Casa e ao hospital Beneficência Portuguesa, ambos de Santos, considerados Cacons (Centros de Alta Complexidade em Oncologia), com recursos oriundos do Ministério da Saúde. Cerca de 410 pessoas são atendidas nestes dois serviços. O tratamento implantado no Guilherme Álvaro a partir desta quinta-feira, 16, será custeado pelo governo do Estado.

“A Secretaria tem ampliado o atendimento aos portadores de câncer em todo o Estado. O novo serviço certamente agilizará o tratamento desses pacientes, que não precisarão mais se deslocar a outro hospital para realizar a quimioterapia”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

No início do ano a Secretaria inaugurou no Hospital Regional do Vale do Ribeira o serviço de quimioterapia. Foi o primeiro setor deste tipo no Vale. Com isso, pacientes antes encaminhados para outras regiões do Estado, principalmente às cidades de Santos e São Paulo, agora podem se tratar na sua região. Foram investidos R$ 265.771 para reforma e equipamentos do serviço de quimioterapia e o laboratório de anatomia patologia. A Secretaria já liberou $ 1.645.380,00 para manutenção e custeio da nova ala neste ano.

Mutirão

Neste sábado, 18 de março, o Hospital Guilherme Álvaro promove um mutirão de cirurgia de câncer de mama. Seis pacientes, previamente agendadas, serão operadas para retirada do tumor a partir das 8h. Cerca de 20 profissionais do hospital foram mobilizados para a realização das cirurgias. Com esse mutirão o Guilherme Álvaro espera reduzir de 40 para 20 dias o tempo médio de espera para operações de câncer de mama na unidade.

Secretaria de Estado da Saúde

Assessoria de Imprensa