Saúde: Secretaria alerta torcedores sobre sintomas de sarampo na volta da Alemanha

Os que foram assistir à Copa do Mundo na Alemanha devem ficar atentos aos sintomas, já que país sede da competição tem surto da doença

seg, 03/07/2006 - 9h51 | Do Portal do Governo

Os torcedores que retornaram ou retornarão da Alemanha precisam ficar atentos aos sintomas de sarampo. É o que alerta a Secretaria de Estado da Saúde. A Alemanha, sede da Copa do Mundo de futebol, vive um surto da doença, com cerca de 1.000 casos registrados neste ano, o que tem preocupado a pasta estadual.

Os sintomas levam até 20 dias para aparecer. São eles: febre, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e ardência nos olhos (conjuntivite). Assim como os oriundos da Alemanha, viajantes vindos da Espanha e Venezuela precisam prestar atenção para esses sintomas, já que os dois países também têm concentração de casos de sarampo.

“É importante que ao surgimento desses sintomas a pessoa procure imediatamente um médico. Além de precisar de cuidados, o ‘paciente’ pode passar sarampo para quem tiver contato próximo”, afirma Carlos Magno Fortaleza, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria.

São Paulo não registra caso autóctone (contraídos no Estado) de sarampo desde 2001. Na Alemanha os cerca de 1.000 casos estão concentrados na região de Nordrhein Westfalen, onde fica a cidade de Dortmund (onde houve jogos da Seleção Brasileira).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.