Saúde: Secretaria alerta crianças sobre problemas auditivos nesta sexta-feira

Será em comemoração ao Dia Nacional da Audição

sex, 10/11/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta-feira, 10 de novembro, a partir das 8h, um Dia de Prevenção à Surdez no Hospital Infantil Darcy Vargas, em comemoração ao Dia Nacional da Audição (neste mesmo dia 10). As crianças e os acompanhantes serão orientados sobre saúde auditiva. Durante todo o dia serão distribuídos folhetos explicativos e fonoaudiólogos percorrerão o hospital para ensinar os pais e as crianças a detectar problemas.

É importante procurar auxílio especializado assim que observado algum tipo de anormalidade. São considerados fatores de risco para crianças casos de deficiência auditiva na família, nascimento prematuro com menos de 1,5 kg, necessidade de ventilação mecânica por no mínimo cinco dias, uso inadequado de remédiose malformações.

É importante ficar atento ao comportamento da criança. O recém-nascido deve acordar ou se assustar com barulhos intensos, localizar fontes sonoras, produzir sons diferentes e, ao final do primeiro ano de vida, responder quando chamado e emitir algumas palavras. Ao final dos dois anos a criança deve ter vocabulário maior e formular frases pequenas, além de escutar histórias atentamente.

“Ouvir corretamente é um dos principais pré-requisitos para desenvolvimento adequado da linguagem, bom desempenho escolar e boa comunicação com outras pessoas. O objetivo da campanha é propiciar que a população infantil cresça de forma saudável” afirma o diretor do hospital Darcy Vargas, Sérgio Antonio Sarrubo.

O Hospital Infantil Darcy Vargas fica na rua Seráphico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi.

Primeiro sinais de problemas auditivos

A criança…

– escuta rádio ou TV em volume muito alto

– não entende o que as pessoas falam

– parece sempre desatenta

– não responde quando é chamada

– tem dificuldade para aprender

– não gosta de brincar com outras crianças

– fala muito alto

– não se interessa por atividades na escola

Secretaria de Estado da Saúde

J.C.