Saúde: Secretaria agita doação de sangue nesta quinta e sexta-feira

Hemonúcleos têm programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

qua, 22/11/2006 - 12h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai agitar os hemocentros paulistas nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de novembro. O objetivo é incentivar a doação de sangue. Neste sábado, 25, é comemorado Dia Nacional do Doador de Sangue. Música, teatro, apresentações circenses e lanches especiais serão oferecidos às pessoas que colaborarem com doação de sangue.

Na Capital, os doadores do Hospital das Clínicas serão presenteados com lanche especial. Haverá apresentações musicais, dança e mágica durantes os dois dias, a partir das 9h. No posto do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), além do tradicional lanche, haverá bolo para os doadores.

No hemonúcleo de Ribeirão Preto estão programadas apresentações de música clássica e popular. Em Santos estão programadas atrações musicais, coral e teatro de fantoches. O hemonúcleo santista ainda homenageará os doadores. Será presenteado o doador mais antigo, o mais jovem e o mais velho. Já em Sorocaba, na sexta-feira, estão programadas apresentações de palhaços e malabaristas.

Além dos eventos em hemonúcleos, ônibus da SPTrans, que circulam pela Região Metropolitana de São Paulo, terão cartazes em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

“É uma forma de homenagear os voluntários, que em um ato de solidariedade ajudam a salvar vidas. Também uma maneira de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

A doação de sangue é voluntária e pode salvar vidas. A pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador também deve manter-se alimentado e apresentar documento original de identidade, com foto.

Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou é portador de hepatite B, hepatite C ou Aids.

Endereços

Hospital das Clínicas – rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 1º andar, Cerqueira César.

Hospital do Servidor Público Estadual – rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino.

Hemonúcleo de Ribeirão Preto – rua Quintino Bocaiúva,470, Sumaré.

Hemonúcleo de Santos – rua Oswaldo Cruz, 197- Boqueirão.

Hemonúcleo de Sorocaba – avenida Comendador Pereira Inácio, 564 – Vergueiro.

Secretaria de Estado da Saúde