Saúde: São Paulo triplica em cinco anos número de Hospitais Amigos da Criança

Região de Piracicaba tem uma unidade com o selo; Semana Mundial de Aleitamento Materno começa nesta 3ª feira

ter, 01/08/2006 - 9h13 | Do Portal do Governo

O número de hospitais e maternidades “amigos da criança” aumentou quase três vezes nos últimos cinco anos no Estado de São Paulo. É o que garante levantamento do Instituto de Saúde, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. Nesta semana, de 1º a 7 de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Na região de Piracicaba um hospital têm o selo. É a Santa Casa de Limeira.

O “Amigo da Criança” é um programa de incentivo ao aleitamento materno, idealizado pela Organização Mundial de Saúde e Unicef em 1990, que tem como objetivo básico a mobilização de profissionais de saúde e mudanças de rotinas e condutas para prevenir o desmame precoce.

De 10 hospitais e maternidades “amigos da criança” em 2001, o Estado passou para 34 (dez são do governo do Estado). Outros três estão sendo avaliados. Entre 2001 e 2005 a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Instituto de Saúde, desenvolveu projeto para que unidades que atendem pelo SUS no Estado ficassem apropriadas para receber o selo do Ministério da Saúde (por intermédio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança).

“Ganhar o certificado é um reconhecimento para o hospital. Mostra que a unidade está capacitada a atender os pequenos. O maior estado do Brasil tinha apenas 10 unidades “credenciadas”. Hoje tem três vezes mais. Os paulistas ganham com a ‘premiação’ aos hospitais, já que sabem que as crianças estão em um local de qualidade”, diz Tereza Setsuko Toma, pesquisadora do Instituto.

Para se tornarem “Hospitais Amigos da Criança” os estabelecimentos precisam preencher critérios estabelecidos e cumprir 80% do conjunto de metas no processo de avaliação, que envolve várias etapas. Como incentivo, a instituição credenciada recebe pagamento diferenciado: 40% a mais em atendimentos pré-natal e 10% na assistência ao parto.

Para receber o “prêmio” é preciso que todos os funcionários estejam conscientes da importância da amamentação. Depois da conscientização interna, começa-se a trabalhar toda a comunidade desde as crianças até os adultos.  Pretende-se que os funcionários dos estabelecimentos de saúde mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. As unidades seguem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Dez Passos para Promover o Aleitamento Materno

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;

2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;

3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;

4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico;

7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;

8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda;

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;

10. Encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas, logo após a alta do hospital ou ambulatório.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.