Saúde: São Paulo ganha centro de atendimento rápido de saúde nesta quarta-feira

Secretaria da Saúde investiu R$ 3 milhões para reformar e equipar o local

qua, 19/04/2006 - 8h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta quarta-feira, 19/4, às 10h30, o primeiro centro de atendimento rápido de saúde de São Paulo. Nele será possível passar por exames complexos e receber um relatório completo do estado de saúde sem sair do local, no mesmo dia. Se necessário, será possível até mesmo passar por cirurgias.

Com investimento de R$ 3 milhões, a Secretaria reformou e equipou todo o local, que terá o nome de Lar Ambulatório de Alta Resolução (Laar). Faz parte do Complexo de Saúde da Universidade Santo Amaro (Unisa). Quem necessitar de procedimentos complexos ou de grande porte será encaminhado ao hospital de referência da região, o Hospital Geral do Grajaú.

São 51 consultórios, cinco laboratórios de análise clínica e anatomia patológica e seis salas de diagnóstico por imagem (raios-X, ultra-som e mamografia), além de três salas de cirurgia e uma de quimioterapia, para tratamento de doentes de câncer. Uma equipe de 30 médicos e enfermeiros será responsável pelo atendimento em seis especialidades: pediatria, mastologia, otorrinolaringologia, cirurgia da cabeça e pescoço, ortopedia e cirurgia plástica. O atendimento, claro, acontecerá com encaminhamento médico.

A Secretaria mantém um centro com o mesmo objetivo no Hospital Pérola Byington, mas voltado exclusivamente a câncer de mama. “É um grande avanço para os moradores de São Paulo. Pretendemos proporcionar ao paciente um ambiente familiar e acolhedor. É um trabalho diferenciado pela realização dos processos patológicos no mesmo dia, sem que haja necessidade de inúmeros retornos”, explica Guilherme Romagnoli, diretor do Hospital do Grajaú.

O Lar Ambulatório de Alta Resolução, uma parceria também com a Secretaria Municipal de Saúde, está localizado no campus I da Universidade Unisa que fica na rua Enéas de Siqueira Neto, 340 – Jardins das Embuias.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.