Saúde: São Paulo ganha 518 Farmácias Notificadoras

Objetivo é receber queixas e informações da população sobre possíveis reações adversas e desvios de qualidade de medicamentos

qua, 18/10/2006 - 11h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde ampliou para 518 o número de locais com o selo “Farmácia Notificadora” no Estado, para receber queixas e informações da população sobre possíveis reações adversas e desvios de qualidade de medicamentos. A primeira fase do projeto, com 43 pontos, foi considerada um sucesso.

Parceria da Secretaria (por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária Estadual), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, as Farmácias Notificadoras têm como objetivo aumentar e melhorar a qualidade de informações sobre reações adversas e desvios de qualidade dos remédios comercializados no país.

O projeto é de extrema importância para pesquisar reações adversas, corrigir desvios de qualidade e bulas e reconhecer o uso indevido de medicamentos. O Estado de São Paulo foi o pioneiro na implantação das Farmácias Notificadoras no Brasil, em fevereiro do ano passado.

“As notificações são analisadas, enviadas para a Anvisa e, posteriormente, ao Centro de Monitoramento Internacional da Organização Mundial de Saúde, que recebe informações de 86 países ligados ao Programa Internacional de Farmacovigilância”, afirma Marcos Mendes, coordenador de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) Estadual.

As farmácias com o selo “Farmácia Notificadora” são definidas de acordo com critérios como presença obrigatória de farmacêuticos durante todo horário em que estão funcionando, adequação à legislação sanitária nas esferas federal e estadual e situação regular junto ao Conselho Regional de Farmácia.

Confira a relação das Farmácias Notificadoras no Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

C.C.