Saúde: Reformada, ala de psiquiatria do HC duplica atendimento

Governo do Estado investiu cerca de R$ 32 milhões

qui, 06/04/2006 - 15h06 | Do Portal do Governo

No final de março foram inauguradas as novas instalações do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC). Essa foi a terceira e última etapa das obras. O prédio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi reformado durante quase cinco anos para sua modernização. O governo do Estado investiu cerca de R$ 32 milhões entre a obra civil, equipamentos médico-hospitalares e mobiliário. Com isso, a capacidade de atendimento do IPq dobrará, passando para cerca de 150 mil consultas ambulatoriais/ano. 

As novas enfermarias (12) comportarão 200 leitos e permitirão instalar modelo inédito de assistência hospitalar. Haverá enfermarias especializadas. Pacientes deprimidos, por exemplo, não serão internados no mesmo espaço das pessoas atendidas em estado de agitação psicótica. Esse novo método tem como referência experiências bem-sucedidas de instituições parceiras do IPq, ligadas às universidades de Pittsburgh (EUA), Londres e Mannheim (Alemanha).

O instituto teve apoio da direção do HC da FMUSP, que contratou o Núcleo de Pesquisas em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo da USP para desenvolver o projeto. A partir de agora, a população tem atendimento de alta qualidade em ambientes seguros e agradáveis. Nos serviços do HC, os profissionais exercerão a missão de assistência, ensino e pesquisa para prevenção e redução do sofrimento e demais conseqüências dos transtornos mentais e neurofuncionais.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Psiquiatria do HC