Saúde recruta voluntários para estudo internacional sobre prevenção de doenças do coração

Dante Pazzanese participa de estudo para mapear a saúde cardiológica de pacientes sem doenças do coração, mas com risco de desenvolvê-las

qua, 10/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por meio do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, está recrutando mulheres com idade acima dos 60 anos e homens com mais de 55 anos que apresentem ao menos um fator de risco para desenvolver doenças cardíacas, como má alimentação, obesidade, sedentarismo ou pressão arterial alterada, para colaborar com o estudo HOPE – 3. O estudo é coordenado internacionalmente pela Population Health Research Institute, Universidade da McMaster e Hamilton Health Sciences, Canadá.

O estudo envolverá 10 mil participantes, sendo mil apenas no Brasil, e recrutará pacientes em 22 países. No Brasil, o estudo será realizado por uma equipe formada por médico, enfermeiro e fisioterapeuta do Instituto Dante Pazzanese. “Esse estudo irá averiguar a população que apresenta risco moderado para desenvolver doenças do coração. Por isso, o HOPE – 3 é tão inovador e importante”, afirma o cardiologista Álvaro Avezum que coordena o estudo no Brasil.

Os interessados em participar da pesquisa podem se inscrever pelo site http://www.dantepazzanese.org.br/pesquisa/hope3/ ou nos telefones (11) 5085-6353/6352, entre as 7 e 17 horas de segunda a sexta-feira. Interessados, de outras cidades, que queiram participar do programa podem procurar outros centros que participarão da pesquisa: Campinas, Botucatu, Marília, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. As informações serão fornecidas pelo telefone (11) 5085-6353/6352.

Da Secretaria da Saúde