Saúde recruta mil idosos para pesquisa sobre quedas

Objetivo é identificar os principais riscos para esse tipo de acidente, além de oferecer orientação especializada

sex, 21/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde está recrutando mil pessoas com 60 anos ou mais, residentes na cidade de São Paulo para uma pesquisa que irá traçar o perfil das quedas sofridas por idosos. O objetivo é identificar os principais riscos para esse tipo de acidente, além de oferecer orientação especializada.

Para participar da pesquisa o idoso deve ter sofrido pelo menos uma queda no último ano. Ele deverá entrar em contato com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (ex-Centro de Referência do Idoso da Zona Leste), pelo telefone (11) 2030-4000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Além do telefone, a pesquisa também poderá ser respondida pela Internet, por intermédio do site da Secretaria (www.saude.sp.gov.br) e pelo correio. O link para o site entrará no ar na próxima semana.

O formulário da pesquisa contém 27 itens. Haverá perguntas sobre uso de calmantes pelos idosos, dificuldade para realização de atividades como tomar banho, problemas de visão, equilíbrio ao subir e descer de ônibus, existência de piso escorregadio da residência, costume de levantar à noite para ir ao banheiro e existência de tapetes soltos ou móveis e objetos na casa que possam estreitar a passagem, entre outras questões.

Todos os idosos que responderem à pesquisa serão chamados para uma oficina que será realizada em junho no IPGG, onde receberão material educativo e orientação especializada, focadas em controle postural, equilíbrio, cuidados com os pés, uso adequado de calçados e adequação do ambiente domiciliar, entre outras dicas.

“A identificação dos fatores de risco para quedas é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho preventivo eficaz, que auxilie os idosos a evitar esses acidentes, reduzindo internações e óbitos”, afirma o diretor do IPGG, Paulo Sérgio Pellegrino.

Da Secretaria da Saúde