Saúde recruta 200 voluntários para avaliação de risco cardíaco

Estudo será realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia com 1.000 pessoas em 12 cidades

qui, 18/09/2008 - 13h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde recruta a partir desta quinta-feira, 18, 200 voluntários para prevenção, avaliação e tratamento do risco cardíaco moderado. O estudo, que está sendo coordenado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em 12 cidades brasileiras, pretende acompanhar os pacientes por pelo menos cinco anos, gratuitamente.

Serão inscritos homens a partir de 55 anos de idade e mulheres a partir de 65, que apresentem pelo menos um fator de risco, como excesso de peso, histórico de tabagismo, baixo HDL (colesterol bom), nível alto de açúcar no sangue, doença renal ou história de doença cardíaca na família. Os pacientes passarão regularmente por avaliação médica, exames e, dependendo do caso, receberão medicações específicas.

Não serão incluídos no estudo pacientes com pressão arterial alta ou muito baixa, colesterol elevado ou que realizam tratamento com estatinas ou ciclosporina, além de outras situações pontuais que serão avaliadas pela equipe médica.

“Queremos avaliar aquelas pessoas aparentemente saudáveis, mas que apresentam fatores de risco moderado para o desenvolvimento de problemas cardíacos no futuro”, afirma o diretor da Divisão de Pesquisa do Dante, Álvaro Avezum.

Os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 5085-6353 ou (11) 5085-6352. Além da capital paulista, o estudo será realizado, sob a coordenação do Dante Pazzanese, nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Uberaba, Botucatu, Marília, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Aracaju e Goiânia.

Da Secretaria de Estado da Saúde