Saúde recomenda vacinas para quem vai à Copa da África

Somente com a vacina em dia é possível receber o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, necessário para o embarque

sex, 28/05/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde faz um alerta às pessoas que irão à África do Sul para acompanhar os jogos da Copa do Mundo de Futebol. É obrigatório tomar a vacina contra a febre amarela para poder viajar. Somente com a vacina em dia é possível receber o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, necessário para o embarque.

Os torcedores com idade até 50 anos também devem receber uma dose da vacina Tríplice Viral, contra sarampo, rubéola e caxumba. Embora não seja obrigatória, a vacina é recomendada em razão de casos de sarampo relatados em cidades da África do Sul.

O continente africano também tem relatos de casos de febre amarela, por isso é importante a vacinação contra a doença, que é grave e tem altos índices de mortalidade, causando febre alta, pele com cor amarelada e dores no corpo.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada até 10 dias antes do embarque e tem validade de até 10 anos e a tríplice viral, 15 dias antes.

“É fundamental que as pessoas se protejam antes de viajar. Essas vacinas são oferecidas gratuitamente na rede pública de saúde”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Os postos dos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda e do Instituto Pasteur ficam abertos de segunda a sexta e também aos finais de semana, das 8 às 20 horas A lista dos demais postos da capital pode ser encontrada no site www.cve.saude.sp.gov.br

Da Secretaria da Saúde