Saúde recomenda cautela no consumo de chocolate

Ideal é que o chocolate não seja consumido mais do que duas vezes por semana

dom, 28/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Às vésperas da Páscoa, a Secretaria da Saúde faz um alerta para os paulistas não exagerarem no consumo de chocolate. Além do ganho de peso, o excesso de chocolate pode elevar o índice de glicemia.

O consumo diário de chocolate não é aconselhado nem para pessoas saudáveis. Segundo a nutricionista Cristiane Kovacs, da Seção de Nutrição do Instituto Dante Pazzenese, órgão ligado à pasta, o ideal é que o chocolate não seja consumido mais do que duas vezes por semana, ainda sim, em pequenas doses. As crianças são as mais suscetíveis a terem distúrbios gastrintestinais.

O cacau é rico em flavonóides e por isso um potente antioxidante. É encontrado em maior quantidade no chocolate amargo. Este tipo do doce ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento. Alguns estudos mostram que ele também melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, estimula a produção de serotonina – melhorando o humor -, e estimula os neurônios.

Mas não é só isso que deve ser considerado. O chocolate ao leite e o branco não oferecem os mesmos benefícios que o chocolate amargo, além de serem ricos em açúcares e gorduras. E são justamente eles que dominam as gôndolas dos supermercados na Páscoa.

O chocolate dietético tem uma quantidade maior de gordura e por isso não é indicado para as dietas de emagrecimento. O consumo é recomendado para os portadores de diabetes por ser isento de açúcar. O ideal, segundo a nutricionista, é dividir com os amigos e familiares os ovos de chocolate. Nada de guardar e comer tudo sozinho. Se puder, substitua-o por doces de frutas.

Há ainda maneiras saudáveis de ingerir doces nesta época do ano. Clique aqui e veja algumas receitas.

Da Secretaria da Saúde