Saúde realiza 100 mil exames de HIV em uma semana

Campanha termina nesta sexta-feira em todo o Estado

qui, 04/09/2008 - 11h32 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 mil pessoas em todo o Estado procuraram os serviços de saúde para fazer o teste de HIV durante a primeira semana da Campanha “Fique Sabendo”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, que termina nesta sexta-feira, 5 de setembro. Foram mobilizadas 1.627 unidades de saúde espalhadas por 213 municípios paulistas.

Somente no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, na zona sul da capital, foram realizados 414 exames durante a primeira semana da campanha, um aumento de 80,6% na procura habitual da unidade, que é de 80 exames semanais.

A campanha “Fique Sabendo”, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa de Combate à Aids no Estado de São Paulo, é desenvolvida pelo Centro Estadual de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT/Aids) e pelo Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria, em parceria com os municípios paulistas. O objetivo é diagnosticar precocemente infecções por HIV.

“O diagnóstico precoce do HIV e das doenças sexualmente transmissíveis é muito importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, explica a diretora do Programa Estadual, Maria Clara Gianna.

Por meio do Disk-Aids, primeiro serviço telefônico criado no Brasil para tirar dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis, os interessados podem saber como funciona o exame e os locais disponíveis para realizar a coleta. O telefone é o 0800-16-25-50, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Da Secretaria de Estado da Saúde

(M.S.)