Saúde realiza 1º Mutirão do Coração

Participantes serão avaliados quanto ao risco de problemas cardíacos

qua, 24/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, em parceria com as prefeituras de São Paulo e de Campinas e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realiza neste sábado, 27, das 9h às 17h, o 1º Mutirão do Coração.

O objetivo é avaliar o risco que os pacientes atendidos têm de sofrer algum tipo de problema cardíaco nos próximos cinco anos. Para essa avaliação, eles passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão. Os participantes deverão ainda preencher um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde.

A expectativa é atender 150 mil pessoas em São Paulo e Campinas nesta que é a primeira edição do projeto. O mutirão contará com 500 unidades de atendimento – 420 Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, 50 unidades de Campinas e 30 hospitais da rede estadual de saúde.  

Para participar não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer na unidade de saúde participante, apresentar CPF ou cartão do SUS. O endereço dos locais participantes e outras informações podem ser encontrados no site www.mutiraodocoracao.com.br

Durante o mutirão, todos os participantes receberão uma Cartilha do Coração, com orientações sobre fatores de risco cardiovascular como tabagismo, obesidade, hipertensão, colesterol alterado, triglicérides, diabetes e estresse. A publicação também traz dicas de exercícios físicos e de alimentação saudável que vão ajudar o indivíduo a ter mais qualidade de vida e, consequentemente, uma saúde melhor.

“A prevenção é sempre a melhor opção para evitar problemas de saúde graves e o mutirão vem de encontro a essa política. Trata-se de um projeto-piloto, que deverá ser ampliado no próximo ano para outras cidades paulistas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Pessoas com idades entre 35 e 74 anos (faixa etária onde o risco é mais elevado) receberão o resultado da avaliação de risco cardiovascular (que vai de baixo, médio e alto). Caso o participante apresente risco alto ou moderado, ele receberá uma carta com orientação para procurar um profissional da área de saúde. Quem tiver resultado positivo na avaliação, receberá uma carta de parabéns.

Pessoas abaixo de 35 e acima de 74 anos podem fazer as avaliações e terão os dados coletados, mas não receberão o resultado do risco, pois nessa faixa etária ele é considerado impreciso pelos especialistas.