Saúde: Psiquiatria do HC treina equipe médica da Febem

Seiscentas pessoas, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, assistirão ao curso

qua, 22/03/2006 - 20h37 | Do Portal do Governo

Profissionais da saúde que trabalham na Febem iniciaram treinamento com especialistas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Seiscentas pessoas (médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros) assistirão ao curso. Finalidade é a adoção de um programa de saúde mental na fundação do menor, padronizando o atendimento das equipes médicas aos internos. Por causa das diferentes formações, estes profissionais utilizam formas variadas de atendimento. Quando o programa estiver em funcionamento, as equipes médicas serão divididas em duas. Uma parte vai se dedicar ao atendimento psicológico e a outra, às sessões de psicoterapia.

A idéia da Fundação é montar planos individuais de atendimento a cada menor que necessitar do serviço. São dois psiquiatras que só trabalham a pedido dos juízes. O futuro atendimento será importante para verificar se o jovem está em condições de ser colocado em liberdade ou não. Para oferecer o serviço, a Febem vai receber o reforço de 14 médicos psiquiatras, designados pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

A Fundação analisa currículos de 30 outros profissionais, os quais realizarão as sessões de psicoterapia com os jovens internos.Unidade experimental – A Febem vai instalar sua primeira Unidade Experimental de Saúde, para melhorar o atendimento prestado ao interno com distúrbios psicológicos. O serviço, que vai funcionar num terreno próximo ao Complexo Vila Maria, terá capacidade para atender 40 jovens, distribuídos em cinco casas, com oito pessoas cada. A previsão para o término da obra, ainda em licitação, é de cem dias após o início da construção. O custo estimado é de R$ 2,5 milhões. O gerenciamento da casa será feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a ONG Associação Beneficente Santa Fé. Os funcionários terão como chefe o professor de psiquiatria Raul Gorayebe, um dos idealizadores do projeto.

Gorayebe informa que a infra-estrutura propiciará a formação de um sistema o mais próximo possível da rotina familiar. Haverá área para prática de esportes, dependências para salas de aula, oficinas artesanais e artísticas, sala e material para informática e biblioteca. A equipe de funcionários da unidade trabalhará num esquema conhecido como Ambientoterapia. O professor explica que este tratamento utiliza atividades do dia-a-dia com o objetivo de realizar intervenções psicológicas para obter efeitos terapêuticos e socializantes nos menores. Artigo do professor Gorayebe sobre esta unidade está disponível no site www.febem.sp.gov.br.

 

Transtorno mental

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 25% da população sofre de algum tipo de transtorno mental. A diretoria da área de Saúde da Febem informa que esses índices são ainda maiores no Brasil. Estima-se que de cada quatro jovens brasileiros pelo menos um apresente algum grau de comprometimento da ordem das neuroses, psicoses e outras doenças psíquicas.

Da Agência Imprensa Oficial