Saúde promove nesta sexta-feira dia do exame pulmonar gratuito

Das 8h às 16h as pessoas que circulam pela região da rua da Consolação poderão realizar exames de raio X e escarro

sex, 28/03/2008 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou nesta sexta-feira, 28, uma campanha de  detecção de casos de tuberculose e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC na cidade de São Paulo. Os exames serão realizados no Instituto Clemente Ferreira, centro da capital. A ação faz parte do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março.

Das 8h às 16h as pessoas que circulam pela região da rua da Consolação poderão realizar exames de raio X e escarro, além de  receberem panfletos com mensagens de alerta sobre tuberculose. Havendo necessidade, as pessoas poderão fazer no mesmo dia o exame de função pulmonar, para detecção de DPOC, doença associada à utilização do cigarro. Após o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento médico especializado.

“É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da tuberculose e procurem orientação. A doença é perfeitamente curável, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A ação envolverá 22 profissionais e a expectativa é realizar 200 exames. A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. Os sintomas principais são tosse com escarro ao longo de mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, emagrecimento e perda do apetite. O tratamento dura pelo menos seis meses.

O Instituto Clemente Ferreira fica na rua da Consolação, 717, no centro da Capital.

Da Secretaria da Saúde

C.M.