Saúde promove caminhada gratuita contra hipertensão arterial

Evento é aberto ao público e acontece neste domingo

sáb, 16/05/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Hospital Estadual Ipiranga, promove neste domingo, 17, a partir das 8h, a Caminhada para o Combate da Prevenção da Hipertensão Arterial. 

O evento, aberto à população, tem como objetivo estimular a prática de atividade física como forma de prevenção e controle da pressão alta.

Durante a caminhada será oferecido, gratuitamente, exames de pressão arterial, aferição de altura e peso e orientação sobre postura corporal. Caso seja diagnosticado algum problema com a pressão arterial, a pessoa será encaminhada para tratamento no ambulatório do hospital. Também serão distribuídas camisetas e água mineral, e haverá sorteio de três pares de tênis adequados à prática de atividades físicas.

Os participantes contarão com a presença de uma equipe de apoio do hospital, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e professores de educação física. A caminhada será de aproximadamente cinco quilômetros, precedida de atividades de alongamento.

“A prática regular de atividades físicas é uma importante aliada para o controle da pressão alta. Por isso eventos como esse ajudam a conscientizar as pessoas hipertensas, além de alertar para os riscos de se interromper o tratamento contra a doença”, diz a diretora do Hospital Estadual Ipiranga, Vera Salim.

O ponto de encontro da caminhada será na escadaria do Museu do Ipiranga, no Parque da Independência, que fica na Avenida Nazaré, s/n, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. A recomendação é para que os participantes cheguem ao local com 30 minutos de antecedência.

Da Secretaria da Saúde