Saúde promove ações para prevenir acidentes em idosos provocados por quedas

Ações incluem ciclo de palestras e oficinas, além de distribuição da apostilas com dicas de conduta

seg, 26/07/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Para prevenir acidentes em idosos provocados por quedas, a Secretaria da Saúde promove diversas ações como oficinas de conscientização aos idosos e acompanhantes no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) e no Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte.

Em junho, por exemplo, para comemorar a Semana Mundial de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas, as duas instituições realizaram um ciclo de palestras e oficinas específicas e distribuíram apostilas com dicas de conduta.

Para os especialistas na área, é possível dividir em três grandes grupos as principais causas de quedas. A principal delas é a condição física e motora do idoso, que pode ser prejudicada por influência da causa de um remédio, tonturas, problemas oftalmológicos, fraqueza muscular ou de audição.

Das causas externas, as mais comuns são os obstáculos, que podem estar em casa, como móveis, tapetes e falta de iluminação, ou fora dela, como raízes de árvores, degraus ou calçadas esburacadas. “Com esse olhar, é possível dizer que as principais dicas são cuidar bem da saúde, fazer exercícios físicos e caminhar com atenção. O importante é ter em mente que o medo de cair não pode impedir os passeios, que são uma forma de exercício”, afirma a coordenadora da área de Saúde do Idoso da secretaria, Marília Louvison.

Segundo balanço divulgado pela secretaria, a mortalidade de idosos com 60 anos ou mais por quedas no Estado de São Paulo aumentou quatro vezes nesta década. O índice passou de 7,6 óbitos por 100 mil idosos em 2000 para 28,4 mil em 2008, último dado disponível. Em números absolutos houve 1.240 mortes de idosos vítimas fatais de quedas em 2008, quase 5 vezes mais que em 2000. Os números são crescentes ano a ano.

O envelhecimento da população é apontado como uma das causas prováveis do resultado. Com o aumento da expectativa de vida da população no Estado de São Paulo, muitos dos que já estavam na faixa da terceira idade no início da década ficaram ainda mais velhos. “Sabemos que uma pessoa com 80 anos é mais suscetível a ter complicações após uma queda do que uma de 61, por exemplo. Além disso, houve aprimoramento dos sistemas de notificação e controle sobre idosos vítimas de quedas”, afirma Marília.

Confira algumas dicas para prevenir quedas entre idosos:

– Prefira calçados de salto baixo e que não soltem dos pés
– Sente-se para vestir calçados
– Retire tapetes da casa
– Mantenha escadas e áreas de circulação livres de móveis e objetos
– Evite subir em bancos e escadas para pegar objetos fora o alcance das mãos
– Levante-se devagar e encontre equilíbrio antes de andar
– Use corrimão ao descer as escadas
– Utilize luz noturna- Evite chocolate, café, chá mate e preto e refrigerantes em excesso. Esses alimentos podem levar a tontura
– Tome remédio só com prescrição médica

Da Secretaria da Saúde