Saúde promove ação gratuita contra obesidade no Parque Villa-Lobos

Será realizado teste de IMC e cálculo de "Curva de Crescimento" para crianças

sáb, 15/10/2016 - 13h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saúde de São Paulo realiza neste domingo (16) uma série de atividades e ações educativas sobre obesidade. O evento se alinha ao Dia Mundial de Combate à Obesidade e o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrados no último dia 11. O início está previsto para às 9h, no Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista, com encerramento às 15h. As atividades serão concentradas na entrada principal do parque (entrada das bicicletas).

Chamar a atenção é o primeiro passo para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da obesidade. Atividades físicas, como as realizadas pela Secretaria de Saúde, servem como prevenção para doenças ocasionadas pelo sobrepeso.

A ação também terá apoio dos alunos e professores de nutrição da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). No local, serão realizadas medições de altura, peso e circunferência abdominal para cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) da população.

O público do parque também terá à disposição médicos pediatras realizando o cálculo de “Curva de Crescimento” nas crianças, fruto da parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO).

A “Curva de Crescimento” é um método que calcula uma média entre idade e peso ou idade e altura. O resultado aponta se a criança está se desenvolvendo corretamente e se o seu peso está dentro dos parâmetros recomendados para o tamanho e idade.

“Esta iniciativa é essencial para conscientizar a população e alertar sobre os riscos e consequências da obesidade, que pode causar inúmeros problemas de saúde e afetar a qualidade de vida das pessoas”, disse David Uip, secretário da Saúde.

Do Portal do Governo do Estado