Saúde promove ação antidrogas no Parque da Luz nesta sexta, 3

Além de orientação à população, são aplicados testes rápidos para medir grau de dependência

qui, 02/12/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada 03/12 às 10h)

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) promove nesta sexta, 3, uma ação especial no Parque da Luz, região central da capital, para alertar a população sobre o risco do uso de álcool, drogas e tabaco e encaminhar pacientes para tratamento. As abordagens estão ocorrendo desde 10h e se estenderão até às 14h30, próximo ao coreto do parque.

Além da distribuição de material informativo, há a aplicação de testes rápidos para identificar o grau de dependência das pessoas em tabaco, álcool e drogas. Aquelas com maior risco de dependência serão orientadas a procurar acompanhamento especializado em unidades de saúde.

Um dos testes a serem utilizados será o Assist (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening), de padrão internacional, que consiste em um questionário para identificar rapidamente o perfil do uso de substâncias psicoativas. Os fumantes também serão submetidos ao exame de monoximetria, que mede o nível de monóxido de carbono expirado.

“Este tipo de prevenção é fundamental para que possamos minimizar as consequências que as substâncias psicoativas trazem para a saúde e para a vida social e profissional das pessoas. Por meio deste contato direto, verificamos que muitos participantes não têm noção do próprio grau de envolvimento com as diversas substâncias psicoativas e temos oportunidade de orientar, e quando necessário, encaminhar para atenção especializada”, explica Marta Ana J. S. Vaz, diretora do Cratod.

Da Secretaria da Saúde