Saúde: Projeto Construindo Sorrisos leva saúde bucal a crianças carentes

Depois da triagem, cada paciente ganha creme dental, escova de dentes, fio dental e material com orientações sobre higiene oral

sex, 05/05/2006 - 17h05 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que o Brasil tem 30 milhões de desdentados. O Projeto Construindo Sorrisos, resultado de parceria entre a Faculdade de Odontologia da USP, a OdontoUSP Júnior e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto), tenta reverter esse quadro, particularmente, nas áreas mais carentes da cidade de São Paulo. A iniciativa leva informações sobre higiene bucal e presta atendimento odontológico a crianças dessas comunidades.

Recentemente, foi realizada a terceira edição do projeto, que neste ano atendeu às crianças da comunidade de Heliópolis. A atividade teve a colaboração da Unas, organização não-governamental da própria comunidade que desenvolve atividades de educação, esporte, cultura, lazer, tecnologia e habitação. A equipe da OdontoUSP Júnior, constituída por 20 alunos e professores responsáveis, realizou exames de triagem em 700 crianças na sede do Unas. Desse total, 200 foram selecionadas, por apresentarem necessidades prementes de tratamento, e encaminhadas à faculdade. Cada participante ganhou creme dental, escova de dentes e fio dental, além de material com orientações básicas sobre higiene oral.

Pela boca

No dia 1º de abril, a garotada foi levada à Faculdade de Odontologia. O atendimento na instituição foi realizado por 150 alunos e ex-alunos, orientados pelos professores Carlos Adde, Célia Rodrigues e Antonio Carlos Frias, com apoio dos educadores Jayro Guimarães Júnior, Marcelo Bönecker e da dra. Juliana Ganhito. Palestras educativas, brincadeiras e escovação supervisionada foram algumas das atividades organizadas durante todo o dia. Na clínica, houve tratamento restaurador estético com resina composta, adequação de meio, endodontia e extrações de dentes comprometidos. Nos eventos anteriores, o tratamento havia sido feito nas clínicas da Fundecto. Neste ano, ocorreu num dos módulos da Nova Clínica da faculdade.O projeto atendeu anteriormente às comunidades da cidade de Embu das Artes e do bairro São Remo, na zona oeste da capital. “A saúde começa pela boca. É pela boca que se vêem os sinais de higiene e isso também ajuda a evitar muitas doenças”, explica a presidente do projeto, Cristiane Inove, aluna do 4º ano de Odontologia.

Objetivo do projeto

O Construindo Sorrisos visa a atender crianças, com idades entre 6 e 12 anos, das comunidades carentes, por meio de palestras, atividades recreativas, educativas, além da aplicação de flúor. Desde 2004, equipe de 120 alunos e três professores da faculdade visitam bairros pobres para orientar sobre a importância de escovar os dentes. Muitos desses pacientes jamais passaram por consulta em dentista. Nas visitas, a equipe realiza triagem para selecionar os que mais precisam de tratamento. Antes da seleção é feita pequena palestra interativa, em que as próprias crianças falam sobre a importância de escovar os dentes, mostrando umas às outras como fazê-lo e o que acontece se não o fizerem.

Da Agência Imprensa Oficial