Saúde: Profissionais de Sorocaba e Rio Preto treinam para combater superpopulação de cães e gatos

Secretaria capacitará 200 profissionais de todo Estado com novas técnicas de recolhimento de animais

qua, 20/09/2006 - 17h38 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo ganha em outubro 200 profissionais de saúde especializados em controle de população de cães de gatos. A Secretaria de Estado da Saúde treinará essas pessoas em 9 e 10 de outubro, das 8h às 18h.  Quarenta e cinco profissionais da região de Sorocaba e oito da região de São José do Rio Preto já estão inscritos para participar do treinamento – é a maior quantidade de todo o Estado.

Durante o treinamento serão apresentadas novas técnicas de recolhimento de animais, programas de bloqueio de reprodução de cães e gatos e experiências bem-sucedidas de prefeituras paulistas.

“Hoje a superpopulação de cães e gatos, presente na maioria dos centros urbanos, representa um sério risco à saúde pública. É preciso que as prefeituras de todo o Estado estejam preparadas e atualizadas para enfrentar o problema”, afirma Carlos Magno Fortaleza, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria.

Estudo da Secretaria revela que 52,5% das moradias paulistas têm pelo menos um cachorro de estimação. Sobre gatos, 12,6% têm pelo menos um gato. Estes animais, quando não tratados, podem transmitir doenças graves para a saúde humana, especialmente raiva e leishmaniose.

O treinamento será realizado no Hotel Shelton Inn, na avenida Cásper Líbero, 115 _ Santa Efigênia, região central da capital.

Da Secretaria da Saúde