Saúde: Primeiro centro de atendimento rápido já funciona na capital

São atendidas áreas de pediatria, mastologia, otorrinolaringologia, cirurgia da cabeça e pescoço, ortopedia e cirurgia plástica

qua, 10/05/2006 - 13h06 | Do Portal do Governo

Funcionando desde o último mês, o Lar Ambulatório de Alta Resolução (Laar) é o primeiro centro de atendimento rápido de saúde de São Paulo. Atende seis especialidades médicas: pediatria, mastologia, otorrinolaringologia, cirurgia da cabeça e pescoço, ortopedia e cirurgia plástica. A unidade tem capacidade para realizar exames complexos e emitir relatório completo sobre o estado de saúde do paciente, num único dia, sem a necessidade dele sair do local. Com investimento de R$ 3 milhões, a Secretaria da Saúde reformou e equipou o centro, que faz parte do Complexo de Saúde da Universidade Santo Amaro (Unisa). No Laar é possível até a realização de algumas cirurgias. Quem necessitar de procedimentos complexos ou de grande porte será encaminhado à unidade de referência da região, o Hospital Geral do Grajaú.

O Laar tem 51 consultórios, cinco laboratórios de análise clínica e anatomia patológica e seis salas de diagnóstico por imagem (raios X, ultra-som e mamografia), além de três salas de cirurgia e uma de quimioterapia, para tratamento de doentes de câncer. O atendimento é feito mediante encaminhamento médico. A secretaria mantém um centro com o mesmo objetivo no Hospital Pérola Byington, direcionado exclusivamente ao atendimento de casos de câncer de mama. “É um trabalho diferenciado, por causa da realização dos processos patológicos no mesmo dia, sem que haja necessidade de inúmeros retornos”, explica o diretor do Hospital do Grajaú, Guilherme Romagnoli.

O Lar Ambulatório de Alta Resolução, parceria também com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo atendimento, fica no câmpus I da Universidade Unisa, na Rua Enéas de Siqueira Neto, 340 – Jardim das Embuias.

Da Secretaria da Saúde