Saúde premia hospitais que desenvolvem iniciativas em defesa do meio ambiente

As 16 unidades selecionadas receberam o título de Hospital Amigo do Meio Ambiente

dom, 21/09/2008 - 10h34 | Do Portal do Governo

A criação de oficinas de reciclagem de lixo, de horta orgânica, o gerenciamento de resíduos tóxicos e o uso de energia solar para aquecimento da água, entre outras ações, levaram 16 hospitais a receber o Prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente, no dia 11 de setembro.

A Secretaria de Estado da Saúde criou a premiação com o intuito de incentivar as iniciativas pioneiras e bem sucedidas de cuidados ambientais desenvolvidas nos seus hospitais e órgãos de saúde. Segundo o responsável pela divisão de meio ambiente do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), Vital Ribeiro, o reconhecimento é também uma forma de divulgá-las e propagá-las.

Essa foi a primeira edição do prêmio, que será realizado anualmente e, a partir de 2009, incluirá outras unidades de saúde. A entrega aos ganhadores aconteceu durante o I Seminário Internacional de Hospitais Saudáveis, promovido pelo CVS em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Organização Salud Sin Dano, nascida nos Estados Unidos e com representação em 52 países.

Ações efetivas – As unidades de saúde apresentaram 32 trabalhos e todos os que se referiam a ações efetivas, ou seja, consolidadas e com resultados, foram premiados. Uma comissão julgadora formada por membros da Secretaria fez a avaliação.

São iniciativas diversas, espalhadas por todo o Estado. Na capital, entre outras, destacam-se as oficinas de reciclagem de lixo, de horta orgânica e anual do mutirão da primavera do Hospital Psiquiátrico Pinel. Bons exemplos são dados também pelo Hospital Geral de Pirajussara e Hospital Geral de São Mateus.

As duas instituições eliminaram todos os aparelhos que utilizavam mercúrio férrico, implantaram a coleta seletiva de lixo e adotaram procedimentos que visam a alterar a cultura dos seus usuários. Com esse objetivo, o São Mateus realizou concurso com o tema Quem recicla mais?, que teve a participação de diversos setores do hospital. O da limpeza ficou responsável pelo julgamento e deu vitória ao da pediatria, cujos funcionários procuram agora difundir                   o que aprenderam aos pacientes.

Em Ribeirão Preto, o Hospital Psiquiátrico Santa Tereza está reflorestando com árvores nativas toda a área do hospital. “Pacientes e funcionários uniram-se para o plantio”, conta a diretora da unidade Amábile Xavier. Ao todo, foram plantadas 4,5 mil mudas de plantas nativas do cerrado. Já o Hospital Guilherme Álvaro, de Santos, levou o prêmio por reduzir a sua carga poluidora de esgoto com a contratação de uma firma especializada em tratamento. Com isso, além de tudo, obteve economia.

De acordo com dados da Secretaria, iniciativas do tipo já levaram à reciclagem de mais de 60 toneladas de papel, ao tratamento de cinco milhões de metros cúbicos de esgoto hospitalar, ao plantio de 15 mil mudas de árvores e colocaram fim à utilização de aparelhos com mercúrio férrico, além de serem responsáveis pela existência de coleta seletiva em vários hospitais.

Dia-a-dia – A coleta seletiva já está bastante integrada ao dia-a-dia dos hospitais estaduais e órgãos ligados à Secretaria de Estado de Saúde. Os hospitais Geral de Guarulhos, Darcy Vargas, Centro de Vigilância Sanitária, Mandaqui, São Mateus, Padre Bento, Pirajussara e Cândido Fontoura são alguns dos que realizam coleta bem sucedida de resíduos sólidos.

O Hospital Geral de Pirajussara foi além. Treinou funcionários para atuar como vigilantes do meio ambiente. Eles ficaram responsáveis por verificar como cada setor agia no descarte de lixo e na separação dos recicláveis.

“Por meio dessa ação conseguimos verificar onde estavam as falhas de comunicação e atuar com maior precisão na mudança de hábitos dos usuários do hospital”, diz Maria Olívia Lenharo Nishidate, coordenadora do projeto de educação ambiental.

Hospitais premiados

·Hospital Psiquiátrico Pinel
·Hospital Infantil Cândido Fontoura
·Hospital Geral de Taipas
·Hospital Geral de São Mateus
·Hospital de Santa Marcelina
·Hospital Geral de Itapecerica da Serra
·Hospital Geral de Pedreira
·Hospital Estadual de Vila Alpina
·Hospital Guilherme Álvaro
·Hospital Santa Tereza
·Hospital Regional de Assis
·Hospital das Clínicas
·Hospital do Mandaqui
·Hospital Geral de Vila Penteado
·Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo
·Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Simone de Marco, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)