Saúde premia as idéias mais saudáveis

Ao todo foram 160 trabalhos inscritos em três categorias diferentes

seg, 13/12/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Foi entregue em dezembro, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o Prêmio Idéia Saudável 2010. A cerimônia de entrega aconteceu na Casa das Caldeiras, zona oeste da Capital, e reconheceu as instituições que apresentaram as melhores iniciativas nas categorias Gestão de Recursos Humanos, Atendimento ao Cidadão e Organização do Serviço.

No total, foram inscritos 160 trabalhos de instituições de todo o Estado, que foram avaliados, com notas de zero a dez, nos quesitos Criatividade, Aplicabilidade, Impacto, Relevância e Custo/Benefício. O vencedor de cada categoria foi o que obteve maior média na nota final (veja lista abaixo).

Na categoria Gestão de Recursos Humanos, o grande vencedor foi o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital, com o case “Programa de Preparação para Aposentadoria”. O Instituto oferece um curso com informações sobre atividade física, cuidados com a saúde, orçamento e planejamento doméstico para funcionários em processo de aposentadoria.

O Hospital Estadual do Itaim Paulista, na zona leste da capital, foi o primeiro colocado na categoria Atendimento ao Cidadão, com o case “Reabilitação Profissional”. Pelo projeto, pacientes do setor de Saúde Mental da unidade recebem treinamento profissionalizante em outras áreas, como almoxarifado, manutenção e telefonia.

Em Organização de Serviço, o vencedor foi o Hospital Geral de Pirajussara, de Taboão da Serra, com o case “Atenção Integral ao Paciente Suicida: Modelo de Interface entre o Hospital e a Rede Referenciada”, um modelo de assistência à saúde mental de pacientes após tentativa de suicídio, interligado à rede Caps (Centros de Atenção Psicossocial) dos municípios atendidos pelo hospital.

“A qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição foi surpreendente. É de extrema importância esta participação dos colabores para o desenvolvimento de idéias que aprimorem o atendimento na rede SUS”, afirma Nilson Ferraz Paschoa, secretário de Estado da Saúde.

Histórico

O Prêmio Idéia Saudável é uma iniciativa da Secretaria de Estado Saúde com o objetivo de reconhecer e apoiar projetos inovadores que tragam benefício aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), melhoria na qualidade da assistência prestada e melhor aproveitamento do dinheiro público.

Vencedores

Categoria Gestão de Recursos Humanos

1º Instituto de Infectologia Emílio Ribas

“Programa de Preparação para Aposentadoria”

2º Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP

“Ressignificando os papéis profissionais: o teatro como facilitador das relações”

3º Hospital Regional de Assis

“Cor é Luz”

 

Categoria Atendimento ao Cidadão

1º Hospital Estadual do Itaim Paulista

“Reabilitação Profissional”

2º Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti (Mogi das Cruzes)

“Um dia Feliz”

3º  Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Heliópolis.

“Assistência integral à pessoa com ostomia, uma realidade no AME Heliópolis”

 

Categoria Organização de Serviço

1º Hospital Geral de Pirajussara (Taboão da Serra)

“Atenção Integral ao Paciente Suicida: Modelo de Interface entre o Hospital e a Rede Referenciada”

2º Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Heliópolis

“Práticas de Enfermagem: Organização, planejamento, implantação e implementação de um Centro Cirúrgico Ambulatorial de Especialidades Médicas”

3º Departamento Regional de Saúde (DRS) Ribeirão Preto

“Regulação médica em emergência através da plataforma Web: Um estudo piloto”

Da Secretaria da Saúde