Saúde precisa de voluntários da Grande SP para pesquisa sobre HPV

A Secretaria da Saúde recruta 250 homens sadios da Grande São Paulo para completar o grupo de 1,4 mil participantes da pesquisa sobre o papiloma vírus

sáb, 20/12/2008 - 16h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/aids, recruta 250 homens sadios da Grande São Paulo, entre 18 e 44 anos, para completar o grupo de 1,4 mil participantes da pesquisa sobre o papiloma vírus (HPV). Trata-se de projeto inédito no mundo, que inclui, além de São Paulo, cidades dos Estados Unidos e do México. Os interessados não podem ter tido verrugas nem câncer na região genital ou anal e têm de concordar em comparecer por quatro anos às consultas agendadas semestralmente. As análises iniciais do estudo (coordenado pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer) indicam que dois em cada três homens apresentam a infecção pelo HPV.

A pesquisa tem como objetivo conhecer melhor o vírus e seus meios de atuação. Pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento a respeito da infecção e doenças dela decorrentes, para possibilitar o desenvolvimento de programas eficientes de prevenção e redução dos tumores associados ao HPV. Com o resultado do estudo será possível conhecer melhor o comportamento do vírus e assim criar estratégias de prevenção, como uma vacina anti-HPV em homens. Os participantes serão submetidos, durante quatro anos, a dez consultas clínicas, que abrangem exame físico e análise laboratorial para HPV, coleta de sangue para análises de anticorpos contra HPV e teste de doenças sexualmente transmissíveis. Os voluntários preencherão questionários para determinar fatores de risco sociais e comportamentais associados à infecção pelo HPV.

Crista-de-galo

O HPV, papiloma vírus, pode ser transmitido por meio de relação sexual com pessoa infectada. É comum em homens e mulheres. Há vários tipos – alguns podem causar verrugas, conhecidas popularmente como crista-de-galo, outros provocam tumores no colo do útero ou câncer em mulheres.

Alerta: cuidado com estresse de fim de ano

Encontros com amigos que não vemos sempre, amigo secreto da empresa, da escola, da família. Compra de presentes, shoppings lotados, estradas cheias, correria para finalizar as atividades do trabalho, planejamento de novos projetos. O acúmulo de atividades nesta época contribui para o chamado ‘estresse de fim de ano’. Para evitar esse problema, a Secretaria da Saúde alerta para a necessidade de limitar o número de atividades. A overdose de compromissos, aliada a situações de ansiedade, medos e lembrança de parentes que já morreram, pode acentuar os quadros de estresse.

“Cada pessoa tem uma forma de lidar com o fim do ano. O importante é não deixar tudo para ser resolvido nos últimos dias de dezembro”, recomenda a psicóloga Ana Lúcia Vicentini, do Centro Integrado em Saúde Mental Água Funda, órgão da pasta. Segundo Ana Lúcia, são comuns também os casos de pessoas que, neste mês, sentem-se pressionadas a ter relacionamentos sociais, embora não se sintam confortáveis com a situação. “Conheço algumas que tiram férias em dezembro e viajam só para não participar de confraternizações”, justifica. “O importante é não projetar toda a vida para o próximo ano e buscar alcançar equilíbrio nas relações interpessoais para que não haja desprendimento exagerado de energia”, conclui a psicóloga.

Serviço

Interessados em participar da pesquisa podem obter informações adicionais pelo telefone (11) 5549-1967 ou pelo e-mail estudohpv@ludwig.org.br.

Da Secretaria da Saúde