Saúde: Pesquisadores tentam desvendar fatores que levam ao bem-estar

Dados serão apresentados em simpósio, que ocorre no Instituto de Psiquiatria, nesta sexta e sábado, dias 15 e 16

qua, 13/09/2006 - 13h53 | Do Portal do Governo

Desvendar os fatores que influenciam a sensação de estar de bem com a vida. Esse é o objetivo de um grupo de pesquisadores do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, liderados pelo psiquiatra Valentim Gentil Filho.

Os resultados obtidos sugerem que características de personalidade, ritmos biológicos e funcionamento de algumas regiões cerebrais estão envolvidos na regulação emocional do bem-estar.

Esses dados serão apresentados no simpósio Regulamentação da Resposta Emocional e Neuroproteção: Pesquisas Recentes, que ocorre no IPq nesta sexta e no sábado (15 e 16). A psicofarmacologista Clarice Gorenstein, integrante do grupo, explica que muito se conhece acerca das patologias mentais e seus tratamentos, mas quase nada se sabe sobre as pessoas que estão satisfeitas consigo mesmas e com suas vidas. Tendo como público-alvo médicos, psicólogos e profissionais da área de saúde mental, o evento reunirá pesquisadores do Brasil e de outros países, entre os quais Júlio Licínio, da universidade Miami Medical School.

SERVIÇO

O simpósio será realizado no Anfiteatro do IPq:

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/no

Dentro do Complexo do Hospital das Clínicas

Informações e inscrições, pelo telefone (11) 3069-6978

Da Assessoria de Imprensa do Ipq

 

(AM)