Saúde: Pasteur ganha credenciamento internacional

Instituto da Secretaria de Estado da Saúde foi credenciado pela Agência Francesa de Segurança Sanitária

ter, 21/02/2006 - 13h20 | Do Portal do Governo

O Instituto Pasteur, da Secretaria de Estado da Saúde, acaba de ser credenciado pela Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) como o único laboratório brasileiro, e o segundo da América do Sul, autorizado a emitir laudos para viagens internacionais de cães e gatos. É o chamado exame de anticorpos anti-rábicos.

         Com o novo serviço o Pasteur facilita a vida de donos de animais domésticos que queiram levar seus bichos. Antes da medida, o proprietário precisava de um laudo internacional para ter a entrada permitida em outros países, principalmente nos países da União Européia.

         O credenciamento do Instituto Pasteur atende a uma exigência da Oficina Internacional de Epizootias (OIE). O objetivo é evitar que animais infectados pela raiva circulem por esses países, onde a doença está sob controle. Na América do Sul apenas um laboratório chileno possuía esse tipo de certificação.

         “Na prática isso significa que a pessoa que quiser levar o seu animal de estimação para o exterior terá condições de conseguir um laudo oficial comprovando a proteção contra a raiva aqui mesmo no Brasil, economizando tempo e custo”, afirma a diretora do Instituto Pasteur, Neide Takaoka.

         Para conseguir o laudo do Pasteur a pessoa necessita que um veterinário encaminhe amostra de sangue do animal para o Instituto Pasteur. Isso deve ser feito trinta dias após a vacinação anti-rábica e três meses antes da viagem. O resultado fica pronto em uma semana, inclusive com uma versão disponível em inglês. É cobrada uma taxa de R$ 40 para cobrir os custos do exame.

         O Instituto Pasteur fica na avenida Paulista, 393 _ Cerqueira César.