Saúde: Parentes de doadores de órgãos ganham espaço privativo no HC da Unicamp

Equipe multidisciplinar atuará em local especial, permitindo acolhimento de familiares com maior privacidade e conforto

seg, 25/09/2006 - 13h08 | Do Portal do Governo

Na abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, inaugura nesta segunda-feira, 25 de setembro, um espaço exclusivo para atendimento dos familiares de potenciais doadores de órgãos. A “Sala da Família” está localizada na entrada principal do hospital e contará com atendimento multidisciplinar, voltado ao acolhimento dessas pessoas, com maior privacidade e conforto.

Segundo os idealizadores do projeto, o novo ambiente é fundamental para o acolhimento familiar em situações complexas e potencialmente problemáticas, como a comunicação de óbitos, elaboração do luto e solicitação de doação de órgãos para transplantes, que mexem profundamente com a estrutura familiar dos pacientes. A nova área tem 80 metros quadrados e funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

A iniciativa para criação do novo espaço surgiu da integração de várias áreas e grupos do hospital, entre os quais o Grupo de Trabalho de Humanização, a Organização para Procura de Órgãos (OPO), o Comitê de Bioética do HC e a Capelania.

O HC da Unicamp realiza transplantes de rim, pâncreas, fígado, coração, córneas e medula óssea. A unidade também está preparando a implantação das cirurgias de pulmão e ossos.

Assessoria de Imprensa HC/Unicamp