Saúde: Oito hospitais estaduais têm neste sábado mutirão contra câncer de pele

Atendimento será na Capital, Santos, Ribeirão Preto, Bauru e Guarulhos

qui, 16/11/2006 - 14h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou para este sábado, 18 de novembro, um mega-mutirão para diagnóstico de câncer de pele. Oito hospitais estaduais na Capital, Interior e Litoral do Estado atenderão qualquer pessoa, sem restrição de idade e sexo, que suspeite de problema de pele. Não é preciso agendamento, basta procurar um dos locais (veja lista abaixo). O evento acontecerá em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os interessados serão submetidos a exames clínicos. Uma vez identificada qualquer lesão suspeita, serão orientados e encaminhados para tratamento. O atendimento será das 9 às 15 horas nos hospitais Heliópolis (em São Paulo), Servidor Público Estadual (São Paulo), Guilherme Álvaro (Santos), Lauro de Souza Lima (em Bauru), além do Hospital das Clínicas de São Paulo. Dois outros hospitais terão atendimento em horário diferenciado: o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto atenderá das 8 às 13 horas e o Padre Bento (Guarulhos) e Geral de Promissão das 8 às 17 horas.

“A detecção precoce do câncer permite tratamento mais rápido e eficaz contra a doença. Por isso é importante participar do mutirão”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A pele é o maior órgão do corpo humano em extensão e volume. Por estar em constante contato com o meio exterior é sujeita a uma série de agressões, sendo o principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol. As pessoas de pele clara estão mais suscetíveis a ter problemas e devem dar atenção especial ao auto-exame por toda a área do corpo. Certas formas de câncer podem ter sua origem em pintas ou manchas da pele.

Endereços dos hospitais

Hospital das Clínicas de São Paulo

Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155- São PauloHospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Avenida Bandeirantes, 3.900 – Ribeirão PretoAmbulatório Regional de Especialidades do Hospital Heliópolis

Avenida Almirante Delamare, 1534 – Sacomã – São PauloHospital do Servidor Público Estadual

Rua Borges Lagoa, 1755 – Vila Clementino – São PauloHospital Guilherme Álvaro

Rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão – Santos

Entrada pelo Canal 4Complexo Hospitalar Padre Bento

Avenida Emílio Ribas, 1.573, Gopoúva – GuarulhosInstituto Lauro de Souza Lima

Rodovia Comendador João R. Barros, km. 225/226 – BauruHospital Geral de Promissão

Avenida General Eurico Gaspar Dutra, 620 – Promissão

Secretaria de Estado da Saúde