Saúde oferece testes rápidos de HIV na semana da Parada LGBT

Ação acontece nesta terça-feira, 2, e quarta, 3, no vão livre do Masp, na avenida Paulista

ter, 02/06/2015 - 11h22 | Do Portal do Governo

Na semana que antecede a 19ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, no próximo domingo, 7, a Secretaria da Saúde disponibiliza testes rápidos de HIV na capital. A ação acontece nesta terça-feira, 2, até as 20h e na quarta, 3, das 9h às 20h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista.

O teste de saliva (fluido oral) é capaz de diagnosticar o vírus do HIV em 30 minutos. Ele é indolor e realizado com privacidade e sigilo. Além do exame, 50 profissionais vão distribuir 16 mil preservativos e 6.000 unidades de gel/sachê no local.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, Maria Clara Gianna, o exame detecta anticorpos no fluido oral e pode ser feito em qualquer lugar. Se o resultado for positivo, é realizado um teste confirmatório de sangue por meio de um pequeno furo no dedo.

O teste para detectar o vírus HIV é realizado o ano todo em unidades de saúde espalhadas pelo estado. O telefone para informações sobre locais de exame é o Disque DST/ Aids: 0800 16 25 50.

Outros eventos

Na quinta-feira, 4, um estande será montado na tradicional Feira de Diversidade, no Vale do Anhangabaú. A equipe do CRT DST/Aids-SP fará demonstrações dos testes de saliva, das 10h às 18h. Serão distribuídos 15 mil preservativos masculinos, 4.000 unidades de gel/sachês e folders sobre sífilis e testes anti-HIV.

No dia 7, domingo, dia da 19º Parada do Orgulho LGBT, as Secretarias Estaduais da Saúde, Cultura e Justiça e Cidadania estarão presentes na Avenida Paulista para orientar os participantes sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, preconceito e defesa e direitos civis da população LGTB.

Do Portal do Governo do Estado