Saúde oferece teste rápido para diagnóstico de HIV até quarta-feira

Semana terá eventos voltados à prevenção da doença e distribuição de preservativos

seg, 08/06/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

Atualizado em 9 de junho às 19h30

A Secretaria da Saúde promove uma série de ações voltadas à prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis na semana que antecede a 13ª Parada do Orgulho GLBT, marcada para 14 de junho. Este ano, o tema é “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”.

Pontos para a realização do teste de diagnóstico rápido da doença foram montados em São Paulo e um milhão de preservativos foram distribuídos. Os exames são realizados até quarta-feira, 10, das 10h às 19h, no Conjunto Nacional na Avenida Paulista. Todas as pessoas interessadas em participar da ação podem fazer o teste gratuitamente. “A prevenção é a mais forte arma contra doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce do HIV e das doenças sexualmente transmissíveis é muito importante para que o tratamento tenha eficácia. Isso evita complicações e assegura maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, explica a diretora do Programa Estadual, Maria Clara Gianna.

Além disso, estão sendo espalhadas tendas de prevenção em diversos pontos da cidade. Uma delas será montada no Playcenter, para lembrar o Gay Day, comemorado no dia 9, terça-feira. Nela, serão distribuídos preservativos e material informativo com orientações para prevenção ao HIV. Também haverá tendas no Vale do Anhangabaú e no Largo do Arouche.

O Cine Bombril, localizado no Conjunto Nacional, exibirá o vídeo documentário “Um Lugar para Beijar”. O filme, dirigido pela jornalista Neide Duarte, tem 30 minutos de duração e mostra o universo gay na cidade de São Paulo.

Programação Teste Rápido para diagnóstico do HIV
Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – em frente ao Horsa I Quarta-feira, 10 de junho, das 10h às 19h

9ª Feira Cultural LGBT (tenda de prevenção) Vale do Anhangabaú
Dia 11, das 10h às 18h

Tenda de prevenção Largo do Arouche
Dia 13, das 12h às 18h 9º Gay Day (tenda de prevenção) Playcenter (Rua José Gomes Falcão, 20)
Dia 13, das 12h às 18h 13ª Parada do orgulho LGBT Avenida Paulista Dia 14, a partir das 10h