Saúde: Número de bombeiros doadores de sangue dobra em relação a 2005

Comando da corporação comemora resultados uma semana antes do fim da Campanha

seg, 24/07/2006 - 20h45 | Do Portal do Governo

A uma semana do final da “Campanha Bombeiro Sangue Bom” o comando da capital da corporação já comemora os resultados da iniciativa. Isso porque, houve um aumento de 100% na participação dos bombeiros que estiveram em postos de coleta de sangue para doação em relação à campanha do ano passado, segundo levantamentos prévios da corporação.

De acordo com dados da Fundação Pró-Sangue, localizada nas Clínicas, em três semanas da Campanha, cerca de 600 policiais doaram sangue. Em 2005, o número chegou a 650 durante todo o período de coleta. “Seguramente iremos dobrar em 100% a marca atingida ano passado”, comentou o tenente Marcos das Neves Palumbo.

Dados fornecidos por Palumbo indicam, em 2005 foram 2.576 doadores contra mais de cinco mil homens neste ano que já teriam se apresentado em postos de coletas de todo Estado.

“Preparamos cinco mil pulseiras para serem distribuídas aos bombeiros que fossem doar sangue. Fui informado que essas pulseiras já acabaram, antes do fim da Campanha”, frisou o tenente numa referência ao sucesso da iniciativa.

Com o slogan “Salvar Vida Está no Nosso Sangue” a campanha termina na próxima segunda-feira (31/7).

Um bom exemplo entre os doadores do Corpo de Bombeiros é o cabo Marco Antônio Silva. Pela terceira vez consecutiva ele participa da Campanha. Silva lembra que o cotidiano de um Bombeiro está diretamente ligado ao problema da falta de sangue. “Várias das pessoas socorridas em nosso trabalho necessitam de cirurgias. Muitas vezes, elas precisam de sangue e não há, nos estoque dos bancos de sangue, quantidade suficiente para atender a todos. Uma campanha como essa incentiva a doação e não nos custa ajudar”, reflete o policial.

Troféu
O Corpo de Bombeiros premiará a Unidade que mais levar policiais aos postos de coleta. Em 2005, o 14º Grupamento de Bombeiros, da região de Presidente Prudente foi o vencedor, com a participação superior a 90% do seu efetivo.

Estoque

Devido ao reforço dos Bombeiros e com a manutenção de campanhas educativas na mídia, a Fundação Pró-Sangue consegue manter seus estoques de sangue em níveis normais. A Fundação atende a mais de 300 hospitais, somente na Região Metropolitana de São Paulo. Em julho, houve uma redução no seu estoque devido a Copa do Mundo e as férias escolares. “O frio e a própria vacinação contra a gripe também ajudaram a baixar o nosso estoque que já foi normalizado”, completa a doutora Cíntia Arraes, uma das responsáveis pela coleta nas Clínicas.

Dados da Fundação Pró-Sangue revelam, 70% dos doadores são voluntários e os outros 30% doam por necessidade médica de parentes e amigos. O objetivo da Fundação é o de aumentar, nos próximos cinco anos, para 90% a participação dos voluntários nas doações. “Percebo uma maior compreensão sobre esse assunto. A própria cultura de doar sangue torna-se, aos poucos, um hábito. Por isso, nossa campanha é contínua”, explicou Arraes.

A doceira Inês do Carmo Costa é um exemplo de uma sociedade mais consciente. Nesta segunda-feira 24/7, pela primeira vez, ela doou sangue para a Fundação. “Minha filha sempre vem aqui doar. Hoje, ela arrastou a mim e a meu genro”, comentou. Após finalizar a doação, ela completou. “Foi tudo muito rápido. Não doeu nada”.

Onde doar na Capital e Grande São Paulo – Postos de Coleta – Fundação Pró-Sangue

1. Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar
De segunda a sexta-feira das 7hs às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
Estacionamento gratuito por até duas horas, Estapar – Garagem Clínicas

2. Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4301
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Sábado das 8h às 16h.

3. Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados das 8h às 16h.

4. Posto Regional de Osasco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

ServiçoInformações
www.prosangue.sp.gov.br
Tel: 0800-55-0300

Cleber Mata