Saúde: Nova técnica de reprodução humana reduz índice de gravidez múltipla

Técnica permite reduzir de 36 para apenas um o número de pacientes que necessitam congelar embriões

ter, 12/09/2006 - 17h09 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Pérola Byington, da Secretaria de Estado da Saúde, inova mais uma vez no tratamento de fertilização utilizando técnica inédita para reduzir gravidez múltipla. Conhecida como “cultura prolongada”, a técnica permite reduzir de 36 para apenas um o número de pacientes que necessitam congelar embriões para o tratamento de reprodução assistida.

Considerada mais eficiente e prática, a “cultura prolongada”, diferentemente do método convencional de fertilização, utiliza-se no máximo de três embriões, cultivados em laboratório durante o período de cinco a seis dias, até que alcancem o estágio chamado de blastocisto (quando o embrião está pronto para implantação). Neste caso, aumenta em até 40% a chance de sucesso na gravidez.

No método convencional o estágio de blastocisto acontece na paciente, após a transferência de três a quatro embriões durante uma única tentativa de fertilização. Nesse processo, a incidência de gravidez múltipla chega a aumentar em 15%, e os embriões não utilizados são congelados e armazenados por tempo indeterminado.

“Aumentar o período de dias de cultivo embrionário diminui em aproximadamente 97% a necessidade de congelamento, e consequentemente, evita que o hospital fique com o embrião congelado por muito tempo, como na maioria dos casos”, explica Arthur Dzik, diretor do setor esterilidade do hospital.

Referência no tratamento, o Pérola Byington é um dos únicos hospitais públicos que oferecem o serviço de fertilização totalmente gratuito (muitos hospitais não fornecem o remédio gratuitamente), seguido do Hospital das Clínicas, que também disponibiliza aos pacientes os medicamentos necessários para o tratamento. Dentre os tratamentos estão: a inseminação intra-uterina, fertilização in-vitro e injeção intracitoplasmática (ICSI).

Com uma década de existência, o setor de reprodução humana do hospital é composto por uma equipe de 27 profissionais, dentre eles ginecologistas, médicos embriologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.  Disponibiliza um serviço de ponta com laboratórios de manipulação de gametas, salas para controle da ovulação, laboratório de Criopreservação, sala para coleta de sêmem, sala de ultra-sonografia e administração de medicamentos.
Serviço
O Hospital Pérola Byington fica na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Centro
Da Secretaria de Saúde