Saúde: Mutirão estadual de mamografias é sucesso e atende 80 mil mulheres

Cerca de 20 mil realizam exames no sábado, 27 de maio; as outras 60 mil serão atendidas nos próximos dias

seg, 29/05/2006 - 16h20 | Do Portal do Governo

O mutirão estadual de mamografias, realizado no último sábado, 27 de maio, foi um sucesso. É o que aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo evento. No sábado cerca de 20 mil mulheres passaram por mamografias, em todo o Estado. Outras 60 mil tiveram seus exames agendados e serão atendidas nos próximos dias.

Os cerca de 80 mil atendimentos superaram a expectativa inicial da Secretaria, que era atender cerca de 60 mil mulheres. Das 8h às 17h todas as regiões tiveram plantões de atendimento, para direcionar pessoas que estavam em filas para unidades com menos movimentos.

Duzentos e oitenta postos e hospitais participaram da ação, por todo o Estado. A região que mais recebeu mulheres foi Campinas, com 10.374 atendimentos, à frente da capital, com 9.340.

“Mutirões são de extrema importância para zerar ou reduzir espera por exames. Esta edição foi um sucesso, assim como as duas anteriores. São 80 mil mulheres que podem continuar tratamento ou prevenção contra câncer de mama”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Secretaria de Estado da Saúde