Saúde: Mutirão de Catarata dia 19 de agosto no HC

O atendimento é gratuito para pessoas com mais de 50 anos de idade e com suspeita da doença.

dom, 13/08/2006 - 16h30 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, a Clínica Oftalmológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irá promover mutirão de catarata.

As pessoas com mais de 50 anos de idade e com suspeita da doença deverão comparecer ao hospital, das 7 às 12 horas, munidas de RG e CPF.

O atendimento é gratuito e irá acontecer no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Cerqueira César – próximo à Estação do Metrô Clínicas.

Para o diagnóstico, as pessoas passarão por nove tipos de exames, entre acuidade visual, fundo de olho, tonometria, biometria e biomicroscopia. Também sairão do hospital com data da cirurgia já marcada.

A Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas informa, ainda, que todos que chegarem ao hospital até às 12 horas serão atendidos.

O que é Catarata?

É o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O Cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira.

O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos.

Por esse motivo dizem que ela vai “amadurecendo”.

Usar colírio não ajuda na cura da catarata. O único jeito de a pessoa voltar a enxergar é através do tratamento cirúrgico.

Na maioria dos casos, não é preciso ficar internado no hospital.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde