Saúde: Mutirão contra câncer de próstata para servidores estaduais termina amanhã, sexta-feira

Atendimento acontece no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)

qui, 30/11/2006 - 11h55 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde encerra amanhã, sexta-feira, 1º de dezembro, um mutirão gratuito contra câncer de próstata exclusivo para funcionários estaduais e seus dependentes e agregados, desde que com mais de 50 anos de idade. O atendimento acontece no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), das 8h às 12h.

Os funcionários públicos estaduais podem passar por coleta de sangue para dosagem de PSA, uma proteína secretada pela próstata cujo aumento da taxa no sangue pode indicar câncer. A dosagem do PSA auxilia no diagnóstico precoce da doença, além do exame de toque retal. Todo homem acima de 50 anos deve verificar anualmente a dosagem de PSA. Os casos com detecção de problema serão encaminhados para tratamento.

“O homem precisa adquirir hábito de participar de campanhas como essa. A detecção precoce é essencial para o tratamento e cura”, afirma o diretor de Urologia do HSPE, Demerval Mattos Junior.

O ambulatório de Urologia do HSPE fica no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios – rua Borges Lagoa, 1.755 – Vila Clementino.

Da Secretaria de Estado da Saúde