Saúde: Mulheres são maioria na luta para largar o cigarro

Balanço do Cratod revela que há mais mulheres que procuram tratamento

ter, 29/08/2006 - 20h13 | Do Portal do Governo

Hoje, terça-feira, 29 de agosto, é Dia Nacional de Combate ao fumo. Estudo do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, conclui: a mulheres querem parar de fumar. Nos últimos quatro anos o número de mulheres que procurou tratamento na instituição para largar o cigarro superou o número de homens.

Das 500 pessoas atendidas entre fevereiro de 2005 e fevereiro de 2006, 56,52% foram mulheres e 43,48%, homens. Elas alegam que rejeição dos homens, redução da fertilidade, riscos de doenças cardiovasculares e câncer de pulmão estão entre os principais motivos para abandonar o vício.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil tem 30 milhões de fumantes, sendo 18 milhões de homens e 12 milhões de mulheres. Estima-se que 80% dessas pessoas desejam parar de fumar.

“Há uma grande diferença do significado do cigarro para homens e mulheres. Elas adotam o cigarro como um companheiro, uma solução para suprir um vazio emocional. Já os homens fumam por outras razões, para aliviar estresse, inserção social e auto-afirmação”, afirma a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

Secretaria de Estado da Saúde