Saúde muda embalagens de cinco remédios para facilitar distinção

Os novos lotes serão enviados às 21 unidades do programa Dose Certa

qui, 21/08/2008 - 8h36 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Remédio Popular (Furp) resolveu diferenciar as embalagens de cinco dos dez remédios que produz por cores. O objetivo é facilitar a identificação, para garantir maior segurança aos pacientes. A mudança envolve medicamentos de uso contínuo, usados no tratamento da hipertensão e diabetes, e distribuídos gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo programa Dose Certa.

“É uma reformulação importante, que deverá facilitar a distinção entre uma substância e outra, a posologia indicada e os horários corretos da ingestão, o que também contribuirá para reduzir os riscos de efeitos adversos”, afirma o superintendente da Furp, Ricardo Oliva.

A partir deste mês, as embalagens do Propanolol 40 mg terão o alumínio apresentado em branco, da Digoxina 0,25 mg em rosa, da Glibencamida 5 mg em lilás, da Hidrocloritiazida 25 mg em verde e do Captopril na cor tradicional, ou seja, prata. Os novos lotes serão enviados às 21 unidades do programa Dose Certa, situadas em estações de metrô, trens e centros de saúde, até o final de agosto. Nos demais municípios, após a segunda quinzena de setembro, à medida que os estoques de medicamentos requeiram renovação.

A Secretaria da Saúde promoverá capacitação, relacionada à mudança nas embalagens, de farmacêuticos responsáveis pela dispensação dos medicamentos nos municípios paulistas, hospitais e unidades da Farmácia Dose Certa. Também haverá campanha educativa por meio de folhetos, treinamentos e comunicados destinados aos profissionais da área de saúde.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)