Saúde: Meningite despenca pela metade no Estado de SP

É de extrema importância atenção aos sintomas da doença e procura imediata por médico

seg, 30/01/2006 - 10h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde registrou queda de 48% nos casos de meningite em todo o Estado. Este é o resultado de balanço preliminar da pasta, finalizado nesta segunda-feira, 30 de janeiro. De 2002, quando houve um pico da doença, a 2005 os casos passaram de 14.342 a 7.496 por ano, ou seja, uma queda praticamente pela metade.

Trabalho de capacitação da Secretaria e parcerias com prefeituras, além de vacinação em crianças, fizeram com que a doença tivesse essa queda drástica no Estado. Na comparação dos dois últimos anos a queda é de 22%, de 9581 casos em 2004 para 7.496 em 2005.

Doença grave, a meningite é uma inflamação das leptomeninges, membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. As meningites são freqüentemente causadas por vírus ou bactérias. Entretanto, outros agentes, como fungos ou parasitas, podem causá-las.

Febre alta, dor de cabeça muito forte e rigidez de nuca (pescoço duro) são sintomas freqüentes nos indivíduos com mais de 2 anos de idade que tenham a doença, podendo evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas, dependendo do agente causador. Outros sintomas que podem aparecer: náuseas, vômitos, fotofobia (desconforto com luz), confusão mental e abatimento no estado geral.

A Secretaria alerta que com esses sintomas a pessoa procure imediatamente um médico. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são de grande importância para uma boa recuperação.

Desde 1999 encontra-se disponível na rede pública a vacina contra o hemófilo b, que é uma das bactérias que podem causar meningite, além de outras doenças graves em crianças menores de 5 anos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde