Saúde lança três publicações sobre Aids

Evento faz parte das atividades do dia mundial de luta contra a doença

sex, 30/11/2007 - 9h12 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Tratamento em DST/Aids, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, lançará nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, três publicações com estudos referentes à aids no Estado de São Paulo. O lançamento faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotada por 140 países.

Neste ano, o Ministério da Saúde adotou a prevenção do HIV em jovens para marcar as ações contra a doença. O livro “Prevenção das DST/Aids em Adolescentes e Jovens: Brochuras de Referências para Profissionais de Saúde” trata justamente sobre o assunto.

Escrito pelos especialistas Teo Weingrill e Gabriela Calazans, a publicação fornece subsídios técnicos, conceituais e legais para o desenvolvimento de ações de prevenção para esse grupo etário. Desde o início da epidemia, em 1981, dos 138.341 casos de aids notificados no Estado, 16.154 referem-se a jovens e adolescentes.

O acesso à rede básica aos portadores de HIV é tratado em “DST/Aids e Rede Básica: Uma Integração Necessária”, escrito por Ivone de Paula e Ione Aquemi Guibu.

Já a experiência bem sucedida no Estado de São Paulo em relação ao tratamento de soropositivos com as medicações anti-retrovirais é abordado na publicação “Adesão: da Teoria à Prática”, escrito pela infectologista Joselita M. Magalhães e pela jornalista Emi Shimma.

O evento será realizado no anfiteatro do CRT/Aids, na Rua Santa Cruz, nº 81, Vila Mariana, às 10h.

Da Secretaria Estadual da Saúde