Saúde lança programa para tratar quem quer parar de fumar

Saúde da Família deve tratar cerca de 720 mil pessoas por ano em todo o Estado

qua, 09/09/2009 - 13h47 | Do Portal do Governo

Em mais um importante passo na política de prevenção aos males do cigarro, a Secretaria da Saúde anuncia um novo programa para ampliar o tratamento das pessoas que pretendem parar de fumar. O plano prevê a capacitação de três mil equipes do Saúde da Família no período de um ano, espalhadas por todo Estado.

A capacitação será realizada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), unidade da Secretaria da Saúde com ampla experiência no tratamento de fumantes e no treinamento de profissionais da saúde. A parceria com o programa Saúde da Família permitirá o tratamento de aproximadamente 720 mil pessoas por ano.

“Durante todo o processo da Lei Antifumo percebemos a enorme adesão dos próprios fumantes. A Lei não proíbe o cigarro, mas se mostrou um importante estímulo para quem quer parar de fumar. Porém, o vício é pesado e muitas vezes exige ajuda especializada e auxílio de medicamentos. Por isso esse reforço concentrado”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O novo pacote representa uma importante ampliação do trabalho que o Cratod já realiza desde 2005, período em que capacitou cerca de dois mil profissionais da rede pública do Estado.

Da Secretaria da Saúde