Saúde lança campanha de combate à hanseníase e rede de capacitação para ampliar transplantes

Profissionais do interior serão capacitados para avaliar condições de órgãos para doação

seg, 23/11/2009 - 15h34 | Do Portal do Governo

O governo do Estado lançou nesta semana duas novas ações para contribuir com a saúde do paulista: uma megacampanha de combate à hanseníase e uma rede pelo interior de São Paulo para ampliar a captação de pulmões para transplantes.

A ação contra a hanseníase vai até o dia 30 e tem como tema “A informação é o início do caminho para a cura”. Serão distribuídos um milhão de flyers, 50 mil folderes para profissionais de saúde e 25 mil cartazes em unidades de saúde de todo o Estado.

Este ano, a campanha também ganhou um hotsite para ajudar a difundir o assunto; é o www.hanseniasetemcura.com.br. O site tem diversas informações sobre a doença e uma área restrita aos profissionais de saúde com os downloads do material de campanha.

A hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. Os principais sintomas são manchas na pele que não doem e não coçam, manchas com quedas de pêlos, manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos em qualquer parte do corpo, áreas com ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do SUS

Rede do Pulmão

Para ampliar a captação de pulmões, a Secretaria da Saúde, por meio do Instituto do Coração (Incor), capacita profissionais de 14 cidades do Estado, entre elas Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, para avaliar as condições dos órgãos para doação, agilizando e otimizando o processo de triagem.

A rede de captação no interior é mais um importante passo para ampliar os transplantes de órgãos no Estado. Com o projeto “Doar São Paulo”, que criou a figura do coordenador intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos, a Secretaria já conseguiu triplicar o número de doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado) este ano nos 31 hospitais estaduais participantes. Os coordenadores internos têm como principal objetivo identificar potenciais doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação.

De maio (quando o projeto foi iniciado) até agosto deste ano essas unidades conseguiram, juntas, um total de 60 doadores, 186% a mais que as 21 doações viabilizadas pelos mesmos hospitais no mesmo período de 2008.

Da Secretaria da Saúde