Saúde investe em programas de tratamento com terapias alternativas

Ioga, acupuntura e medicina paleativa são alguns dos cuidados oferecidos pelo Estado

ter, 23/02/2010 - 11h03 | Do Portal do Governo

Não é só na medicina convencional que o Governo de São Paulo oferece tratamentos à população que procura o sistema estadual de Saúde. Terapias alternativas como acupuntura, ioga aliado a tratamento de doenças e cuidados paleativos já fazem parte dos programas de algumas unidades de saúde do Estado.

O uso do ioga como complemento do tratamento de hanseníase é um projeto-piloto que melhora a qualidade de vida dos pacientes, ajudando a melhorar a mobilidade, por exemplo. A acupuntura tem sido utilizada no tratamento de pacientes HIV soropositivos e tem colaborado com o aumento da imunidades desse tipo de paciente. Tratamentos com essa técnica também são oferecidos nos AMEs. Para a prática da medicina paleativa, o Governo criou um espaço de acolhimento aos pacientes que precisam desse tipo de cuidado – aqueles que se encontram fora das possibilidades de tratamentos curativos – que é o Hospice, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Ioga

A Secretaria da Saúde implantou projeto-piloto para a realização de aulas de ioga para pacientes do Centro de Referência Metropolitano para Hanseníase, na região central da cidade. Nas tardes de sexta-feira, uma médica dermatologista com especialização nessa técnica milenar coordena um grupo de aproximadamente dez pacientes, que realizam as atividades por uma hora. São pessoas com problemas mais graves causados pela hanseníase que tiveram complicações relacionadas ao tratamento ou à própria doença, como mãos em garrote, deformidades nos pés ou alterações de visão, entre outras.

Com a prática da ioga, os pacientes exercitam a concentração, respiração e o domínio corporal e emocional. Além disso, fazem alongamento para melhorar a musculatura e realizam técnicas de relaxamento para aliviar a dor. Leia mais aqui. Além disso, o ioga é uma atividade oferecida gratuitamente nos complexos esportivos do Governo. A programação em alguns deles pode ser conferida aqui e aqui.

Acupuntura

Aberto em março de 2009, o Ambulatório de Acupuntura do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids vem ganhando cada vez mais adeptos e já superou os 3,2 mil atendimentos a pacientes soropositivos. Pesquisa de satisfação realizada pelo centro com usuários do ambulatório mostrou que 95% dos participantes estão satisfeitos com o uso dessa técnica.

No ambulatório, cada paciente realiza, em média, dez sessões. De acordo com o ginecologista do ambulatório de especialidades do CRT, Paulo Balikjian, a acupuntura pode aumentar a imunidade dos pacientes, reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais e até promover o preenchimento de sulcos faciais produzidos pela lipodistrofia, a partir do estímulo com agulhas nos locais afetados. Leia mais aqui.

Sessões de acupuntura também fazem parte dos tratamentos oferecidos durantes as Jornadas da Cidadania, todas de forma gratuita para a população que comparece ao evento. E também são oferecidas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades, os AMEs.

Medicina Paleativa

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) começou o mês de setembro de 2009 com o Hospice-Icesp, um projeto especial de atenção aos pacientes em cuidados paliativos. Trata-se de um espaço de acolhimento àqueles que se encontram fora das possibilidades de tratamentos curativos.

O projeto é uma continuidade da assistência prestada no hospital, só que com uma estrutura adequada para proporcionar o máximo de conforto e alívio dos sintomas da doença. O Hospice é uma opção para o paciente que não tem condições de ficar em casa, seja por restrições clínicas ou por questões sociais.

No local, o paciente recebe assistência durante as 24 horas prestada por uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico, e cada coordenador das respectivas áreas do Icesp acompanha o trabalho local semanalmente. Há também espaços de convivência e ampla área externa em contato com a natureza. Toda essa estrutura foi pensada para melhor atender o paciente e sua família, promovendo o cuidado adequado e o maior conforto possível. Saiba mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Saúde e do Icesp