Saúde: Instituto Pasteur vira o maior centro de vacinação de SP

No primeiro mês de funcionamento em finais de semana, com todas vacinas, unidade aplicou 1.300 doses

seg, 17/04/2006 - 10h16 | Do Portal do Governo

O Instituto Pasteur agora já pode ser considerado o maior centro de vacinação da cidade de São Paulo. É o que indica estudo da Secretaria de Estado da Saúde. Há cerca de um mês a Secretaria resolveu ampliar o atendimento na unidade, passando a oferecer todas as vacinas do calendário de imunização, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 20h. Resultado: o Pasteur aplicou em um mês cerca de 1.300 doses de vacinas, um resultado excepcional. Para se ter uma idéia, os postos de vacinação aplicam, em média, 700 vacinas por mês.

Além das doses disponibilizadas normalmente por postos de saúde, o Pasteur tem a vantagem de ser referência para toda América Latina em tratamento contra raiva. Ou seja, tem toda a capacidade e infra-estrutura para oferecer vacinas à população. Mais: o Pasteur fica na avenida Paulista, com fácil acesso de todas as regiões da capital, por ônibus, metrô ou carro.

Estão disponíveis na unidade estadual produtos contra rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, hemófilo, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, hepatite B e paralisia infantil, dentre outras, além, claro, raiva humana. As doses são gratuitas e oferecidas durante todos os dias da semana.

“A abertura do Pasteur no fim de semana facilita o acesso a vacinas para a população da capital, que tem à disposição um completo centro de imunização em plena avenida Paulista, uma região de grande circulação de pessoas e de fácil acesso. E funcionando até as 20h (geralmente os postos de saúde fecham às 17h)”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As vacinas mais “concorridas” no Pasteur são contra raiva, difteria e tétano (dupla adulta) e hepatite B, nessa ordem. “São vacinas para adolescentes e adultos. Isso indica que muita gente tem saído do trabalho ou aproveitado a hora do almoço para tomar vacina”, diz Neide Takaoka, diretora do Instituto.

O Instituto Pasteur fica na avenida Paulista, 393, Cerqueira César.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.