Saúde: Instituto Pasteur oferece vacinas na Avenida Paulista

Interessados podem tomar, gratuitamente, vacinas do calendário nacional de imunização

seg, 20/03/2006 - 19h36 | Do Portal do Governo

O Instituto Pasteur, localizado no número 393 da Avenida Paulista, passará a oferecer gratuitamente vacinas do calendário nacional de imunização: vacinas contra rotavírus, poliomielite, tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), febre amarela, hemófilo, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DPT (difteria, coqueluche, tétano), influenza, pneumococo. O serviço será estendido aos sábados, domingos e feriados, sempre das 8 às 20 horas.

Para a criação do serviço – o primeiro da capital fora de rodoviárias e do aeroporto com horário estendido – foram capacitados cinco auxiliares de enfermagem e duas enfermeiras, que receberam instruções técnicas sobre a aplicação de vacinas em crianças e adultos. O primeiro plantão será neste final de semana, 18 e 19 de março, das 8 às 20 horas.

O Pasteur foi escolhido primeiramente por ser referência para toda a América Latina em vacinação contra a raiva, porque dispõe de toda a capacidade e infra-estrutura para oferecer vacinas à população. A localização privilegiada e de fácil acesso, quer seja por Metrô, carro ou ônibus, foi outro ponto importante que contou na hora da escolha.

Para os “bichanos” – O Pasteur foi credenciado, em fevereiro deste ano, pela Agência Francesa de Segurança Sanitária de Alimentos (AFSSA) como o único laboratório brasileiro – o segundo da América do Sul – autorizado a emitir laudos para viagens internacionais de cães e gatos (exame de anticorpos anti-rábicos).

O novo serviço facilitará a vida dos donos de animais domésticos que queiram levar seus bichos em suas viagens. Antes da medida, o proprietário precisava de um laudo internacional para ter entrada permitida em outros países, principalmente os pertencentes à União Européia.

Secretaria de Estado da Saúde